Ano XIV
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  • A mania da perseguição



    Se eu tivesse a mania da perseguição, haveria de haver vezes em que me esconderia tão bem que nem eu próprio soubesse onde estava.
    Mas não é o caso.
    Nunca tive tal tipo de preocupações. Em primeiro lugar, julgo não haver nada de interessante nas minhas actividades que justifique a curiosidade alheia. Em segundo, os ódios de estimação que possa ter granjeado não me parecem muito consequentes, mas vá-se lá saber...
    Ora sucede que este tranquilo cidadão circulava há tempos pela E.N.362 quando se apercebeu que uma viatura circulava na sua cola, a idêntica velocidade, está bem de ver. Como a velocidade era da ordem dos 60 Km/h, estranhou que o carro se não aproximasse. É que isso de andar devagar já não é assim tão comum.
    Depois de cruzar alguns nós com outras estradas e mantendo-se a situação inalterada, este pacato condutor achava, nunca deixou de achar, que o facto de se tratar de uma coincidência era o mais provável.
    Resolveu brincar um pouco.
    Acelerou e no primeiro lugar próprio que lhe surgiu, zás, fora da estrada a coberto de umas árvores.
    Viu o outro passar.
    Inverteu a marcha em cima das ervas e quando estava pronto para entrar na estrada, vê surgir o dito cujo de volta, em baixa velocidade e de cara à banda.
    Mirou-o bem. Tinha mais aspecto de polícia do que de bandido.
    Continuou a sua marcha até à localidade mais próxima e estacionou o carro bem à vista da estrada.
    Atravessou e foi instalar-se num café com vista para o alcatrão. O perseguidor não apareceu ou então trocou de carro.
    Até hoje, este pacato cidadão que, repito, não tem a mania da perseguição, ainda não sabe a que se deveu tão insólito interesse.
    A única coisa duvidosa que fizera nesse dia fora parar junto a uma brigada da GNR e solicitar uma informação sobre o estado de uma determinada estrada.



    O desenho com T




    A Dyane Nazaré



    O pretexto foi a licenciatura de um amigo.
    A jantarada, a voltinha do costume, etc.
    A Dyane Nazaré era de um que é médico.
    Quando saímos do bar, o moço meteu a chave à porta e entrámos os três.
    Eu notei qualquer coisa de estranho.
    Ele pegou numa caixa de medicamentos que estava no porta-luvas e disse:
    “Este carro não é meu. Eu não tenho isto no carro!”
    Saímos.
    Ele fechou com cuidado a porta à chave.
    O carro dele estava dois lugares à frente.
    Entrámos.
    No porta-luvas, lá estavam as caixas de medicamentos. Ele mostrou-nos que de facto não tinha aquele.
    Estranhas formas de se reconhecer o próprio carro. Coisas de médicos.

    imagem em



    Gasolim e as pedras




    Depois da Matemática



    A menina S. vinha credenciada. Fluente em Germânicas. Oral e escrita.
    Tomou posse numa segunda-feira e na terça já tinha um ursinho de peluche e duas fotografias em cima da secretária que ficava num corredor.
    Eram suas funções atender o telefone, rasgar as mensagens do telex na serrilha, dactilografar e dar corpo a cartas cujo conteúdo lhe fosse transmitido em duas penadas.
    Mas o primeiro teste foi a tradução de uma certa ficha técnica do inglês.
    Pegou nela com dois dedos, abanou-se e lá foi para o seu corredor.
    Ao fim de três dias, os três A4 da ficha deram lugar a umas folhas alinhavadas, rasuradas, onde se podia ler entre outras as seguintes expressões: "... depois da matemática..." "...funis inertes..."
    Estendeu as folhas, sorriu e disse: "Não fazia ideia de que math era uma abreviatura de matemática. Nos dicionários que consultei não havia nada sobre isso..."

    O depois da Matemática é hoje a minha expressão preferida para substituir ressaca, rescaldo, dia seguinte. A minha ignorância da língua pátria faz com que não encontre uma palavra curta e grossa que defina bem aquele tempo depois do caso, em que um homem vagueia pelas ruas à procura de um sítio para beber uma imperial, mesmo que seja manhã cedo.
    O tempo de solidão depois de um combate bem sucedido, de uma aposta ganha, de um sonho que se figurou.
    Não havendo no meu léxico essa palavra, adopto a expressão inglesa.
    Depois da Matemática é um tempo curioso.

    (P.S.: Este post surgiu inspirado na menina S. de que não ouço falar há quinze anos. Mas pode bem dizer-se que a amiga Arabella a Bella também tem o seu quinhão de responsabilidade)



    Gasolim baralhado com viatura em fundo





    É lindo

    Esta coisa de se fazerem pesquisas sem usar aspas, que permitiriam ligar um conjunto de palavras e acertar no alvo, é de certa forma demonstrativo da incapacidade da maioria esmagadora dos pesquisadores lidarem com uma ferramenta simples e bem explicada.
    Ao incorporarem na pesquisa preposições e artigos de uso universal, que a maior parte dos motores de busca ignora, mais vincam essa incapacidade.
    Por isso, deslumbro-me às vezes e disso tenho dado conta, com as fabulosas chaves de pesquisa que encontro no meu contador.
    Esta de hoje, tocou-me.
    Digam lá se não é caso disso: Frases bonitas de blogger
    O mais tocante é que, na altura, este blogue surgiu em primeiro lugar! Comovi-me!



    O biombo obrigatório

    Se as coisas fossem devidamente estudadas, a sugestão do velho R.C. estaria decerto incluída nas alterações ao Código da Estrada.
    É que ele há muito defende a obrigatoriedade da utilização de um biombo sempre que há um acidente. Para gorar os instintos curiosos da turbamulta.
    A questão da regulamentação não é dispicienda. Ter-se-ia que optar por uma côr adequada e por ausência de pormenores decorativos nam-bam.
    Mas como não se optou por essa via, decidiu-se penalizar, ao que me dizem*, no âmbito do mesmo código, a beata pela janela. Está certo.
    Ainda não cheguei à parte em que a referida beata interfere com o trânsito e com a segurança do dito.
    Dizem-me que isto anda tudo ligado.
    Então e o Barnabé que tem uma malhada de porcos mesmo ao pé da estrada, e cujo cheiro é insuportável, não está também abrangido pelo código da estrada?
    E a Maria que atira restos de comida para cima dos carros dos vizinhos? Também não?
    É claro que a beata pode provocar um incêndio e o incêndio pode provocar uma nuvem de fumo que proporcione acidentes. É claro que a afluência de viaturas de socorro em alta velocidade é um risco acrescido.
    E então, digo eu, e as queimadas? Não devem ser punidas pelo mesmo código?
    E os arruaceiros da bola que provocam grandes afluências de meios de segurança, não deveriam também?
    Quem tem árvores sabe desde sempre que uma beata em certos dias do ano é o suficiente para arruinar a economia doméstica. E tem cuidado, muito cuidado com isso.
    Independentemente de ir a pé ou de carro. De avião a hélice ou de trotinete.
    Certas pessoas só descobriram isso no ano passado quando durante 14 dias consecutivos o calor não abrandou. É pena que as coisas sejam novidade apenas quando assumem proporções catastróficas.
    Mas é assim. Talvez porque a excessiva compreensão dos riscos seja incompatível com a gestão das massas. Não se consegue tudo prevenir, é certo. Mas se houvesse um pouco mais de observação das coisas, mais atenção, talvez se corressem menos riscos e não houvesse tanta agitação estúpida em torno de certos fenómenos naturais.
    Vamos aprovar o biombo?



    * pode ser falha minha, mas não consegui encontrar o conjunto de alterações ao Código da Estrada que, suponho, estão em vigor desde dia 1 de Fevereiro. Com tanto dinheiro mal gasto, não seria uma boa ideia termos acesso rápido e bem conhecido às leis que nos regem? São as receitas da INCM que estão em causa? O que é que isso significa em euros?

    imagem do painel de René Bertholo em



    Gasolim com grão lá para o norte




    Ao lado de uma grande carreira

    Nunca se percebe com que sentido se diz isso.
    Passou ao lado de uma grande carreira.
    Se é porque havia uma carreira de cavalos ao lado e decidiu seguir pela vereda.
    Se é porque tinha características pessoais que o guindavam naturalmente ao topo da hierarquia e ficou-se a ver os outros passar-lhe à frente.
    Se é por benévolo lambe-botismo inútil. Quem passou ao lado não carrega adeptos.
    Se é por piedade.
    Por mim, gosto mais de interpretar à minha maneira. Uma carreira é (era) uma camioneta de passageiros.



    esta magnífica fotografia encontrei-a na página de BusesofPortugal e já não está lá.



    A idade e os blogues

    O fosso entre gerações existe sempre. Se assim não fosse, ainda andávamos à pedrada uns aos outros. Ou qualquer coisa assim.
    É claro que há ambientes em que se dilui.
    Dilui-se na vida rural de algumas regiões mais atrasadas.
    Dilui-se em ambientes artísticos de vanguarda.
    Dilui-se entre especialistas de certas áreas do conhecimento.
    E em outras situações.
    Acentua-se em muitas outras.
    Haverá diluição entre os blogueiros?
    A grande maioria parece ser gente jovem, entre os vinte e os trinta. Mas também parece haver uma representação mais ou menos contínua das idades. A curva respectiva ignoro qual é.
    Convivo aqui com várias gerações, com extremos em pessoas separadas de mim por vinte anos para mais e para menos. Desses de que sei a idade.
    E aprendo com todos.
    Talvez exista um espírito qualquer que faz com que o fosso desapareça ou se atenue.
    Que se troquem ideias e palpites com interesse mútuo.
    Não sei se é o espírito da rede, de um certo isolamento face ao teclado, não faço ideia.
    É claro que há o mundo dos insultos, das polémicas sem conteúdo, etc. As coisas da vida.
    Por mim, fico-me com o exemplo, pela positiva, de dois blogues, entre outros que poderia citar, que me acompanham à distância.
    Por serem extremos da escala de gerações que leio, tanto quanto sei.
    Senhorita Lilian (Tem alguém aí?)
    Senhor Fernando (O Observador)
    A estes amigos e a todos os outros a que não falho uma espreitadela, um grande abraço.



    Gasolim e as fixações





    Oportunidade perdida

    Há coisas que eu não entendo.
    Como é que os homens de negócios deixaram passar esta oportunidade?



    Também já ninguém se lembra.



    Gasolim debaixo das pontes com pilares esbeltos